ACESSO LATERAL DIRETO MINIMAMENTE INVASIVO (OLIF, DLIF, XLIF)

A cirurgia pode ser realizada usando uma variedade de acessos e abordagens.

As vias laterais são variações das técnicas cirúrgicas realizadas pela parte posterior da coluna. Mas o princípio da cirurgia é o mesmo.

Em várias situações essa é a técnica escolhida devido à quantidade menor de tecido muscular que bloqueia o caminho, sendo a menos agressiva das técnicas. O cirurgião pode alcançar as vértebras e os discos sem mover os nervos ou abrir músculos das costas.

Essa abordagem é realizada na parte lateral do tronco, com o paciente deitado de lado. Em seguida, um afastador tubular é introduzido ao lado da coluna para permitir o acesso aos discos e ossos da coluna.
A abordagem lateral pode ter nomes diferentes dependendo do trajeto que será realizado, sendo chamada de XLIF, DLIF, OLIF, ou ainda ALIF no caso de acesso anterior.

As vantagens de uma fusão lateral lombar incluem:

  • Menos danos aos músculos das costas da linha média.
  • Acesso mais fácil à coluna vertebral.
  • Melhor alinhamento dos ossos da coluna vertebral.

Converse com seu cirurgião sobre a abordagem que melhor atenderá às suas necessidades de saúde.

Fotos e Ilustrações

Dr. Alexandre Moulin, Médico Ortopedista com especialização em Cirurgia Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa, membro do corpo clínico dos hospitais: AACD, Hospital Sírio Libanês, Hospital São Luiz, Hospital Leforte, Cristóvão da Gama, BR Surgery. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). Membro da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM). Membro da North America Spine Society (NASS).

Agende sua consulta agora mesmo !

SANTO ANDRÉ

Rua das Esmeraldas, 176, 2º Andar
Bairro Jardim
Santo André/SP
CEP: 09090-770

ITAIM BIBI

Av. Juscelino Kubitschek, 50, 16º Andar
Itaim Bibi
São Paulo/SP
CEP: 04345-000

SAÚDE

Av. Fagundes Filho, 475
Saúde
São Paulo/SP
CEP: 04304-010

Este site segue os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde. O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”

Open chat
Como podemos te ajudar?