TRATAMENTO INVASIVO DE DOR

A imensa maioria dos tratamentos para dor, são realizados em consultórios e com medicações e algumas vezes com bloqueios ou injeções.

Porém, uma quantidade pequena de pacientes evolui para uma condição grave e em um grande problema de saúde pública, a dor crônica resistente e a síndrome da dor regional complexa.

Quando todos as formas não invasivas de controle da dor não dão resultado e o paciente se mantem com restrição importante na qualidade de vida, são indicados os tratamentos invasivos de dor.

Bombas de Infusão

Indicado para dor crônica intratável ou espasticidade muscular grave.

De forma minimamente invasiva ou percutânea, e na maioria das vezes com anestesia local e sedação, um cateter é colocado na coluna, ao redor do líquido que envolve a medula espinhal (intra-tecal). Este cateter é conectado a um reservatório que fica implantado embaixo da pele, que libera quantidades muito pequenas de medicações para a dor.

O medicamento atua diretamente ao redor da medula em regiões responsáveis pela dor, tornando este método potente. O mesmo resultado de controle da dor é conseguido com uma concentração 200 vezes menor do que as aplicadas por via oral, reduzindo drasticamente os efeitos colaterais das medicações.

Os candidatos a um implante de bomba de infusão intratecal devem realizar um teste antes do procedimento e, não possuir doença psiquiátrica grave, nem distúrbios de coagulação.

Neuromoduladores

Estimulação da Medula Espinhal

Uma corrente elétrica de baixa voltagem contínua é realizada sobre a medula espinhal para bloquear a sensação de dor, impedindo que impulsos dolorosos cheguem ao cérebro.

Pode ser eficaz no tratamento de dores refratárias de cirurgias anteriores nas costas, ciática crônica, danos nos nervos e doenças vasculares periféricas.

É um procedimento minimamente invasivo ou percutâneo, relativamente simples e rápido feito na maioria das vezes com anestesia local e sedação, onde são implantados sob a pele um mini gerador programável em formato de chip que emite sinais elétricos, e eletrodos que enviam ondas elétricas até a medula, bloqueando a passagem da dor pela coluna.

É uma técnica reversível, não destrutiva e pode ser modificada pelo ajuste das configurações do gerador após o implante.

Estimulação Cerebral Profunda (DBS)

Envolve a colocação de um eletrodo fino (fio) em partes específicas do cérebro.

O DBS é bastante usado para tratar a doença de Parkinson, mas também pode ser utilizado para o alívio da dor.

O DBS trabalha fornecendo um pulso elétrico contínuo para regiões do cérebro envolvidas no processamento de sinais de dor.

Estudos recentes indicaram que é a técnica mais eficaz no tratamento de dores intratáveis. Também técnica reversível, não destrutiva e pode ser modificada pelo ajuste das configurações do estimulador após o implante.

Fotos e Ilustrações

Dr. Alexandre Moulin, Médico Ortopedista com especialização em Cirurgia Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa, membro do corpo clínico dos hospitais: AACD, Hospital Sírio Libanês, Hospital São Luiz, Hospital Leforte, Cristóvão da Gama, BR Surgery. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). Membro da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM). Membro da North America Spine Society (NASS).

Agende sua consulta agora mesmo !

SANTO ANDRÉ

Rua das Esmeraldas, 176, 2º Andar
Bairro Jardim
Santo André/SP
CEP: 09090-770

ITAIM BIBI

Av. Juscelino Kubitschek, 50, 16º Andar
Itaim Bibi
São Paulo/SP
CEP: 04345-000

SAÚDE

Av. Fagundes Filho, 475
Saúde
São Paulo/SP
CEP: 04304-010

Este site segue os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde. O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”

Open chat
Como podemos te ajudar?