Causas Comuns E Incomuns De Dor Nas Costas
Existem quase tantas causas de dor nas costas quanto palavras para descrever a dor e os sintomas relacionados. Embora os espasmos musculares sejam a causa mais comum de dor nas costas, a coluna pode ser suscetível a alguns dos mesmos problemas que outras partes do corpo (por exemplo, infecção). Este artigo resume algumas das outras causas comuns e duas incomuns de dor nas costas.
Causas Comuns De Dor Nas Costas
Entorse/DISTensão
Uma entorse significa uma lesão ou esgarçamento no ligamento, tendões ou músculos, ou seja, nas estruturas que sustentam a coluna, e consequentemente o corpo, ficando fácil de entender o tão incapacitantes e dolorosas podem ser .
Uma entorse ou distensão da coluna vertebral pode ocorrer por eventos traumáticos (quedas, acidentes de carros, acidentes em esportes ou em situações em que se use mecânica inadequada do corpo, por exemplo, levantando e torcendo o tronco simultaneamente).São geralmente bastante dolorosos e podem limitar temporariamente o movimento.
Compressão Do Nervo Espinhal
Quando uma raiz do nervo espinhal (nervo ciático ,nervo braquial ou nervo intercostal) é comprimida, aprisionada ou comprimida, ela fica inflamada e começa a enviar mensagens que o cérebro interpreta como dor. Na ilustração (abaixo) de um segmento da coluna cervical (pescoço), muitos distúrbios diferentes estão causando compressão nervosa: uma hérnia de disco, ligamento espessado e esporões ósseos (também chamados de osteófitos ou mais popularmente “bico de papagaio “).
Hérnia De Disco Lombar Ou Abaulamento
Uma hérnia de disco é ilustrada na figura acima. O conteúdo central do disco (núcleo pulposo) que é mais gelatinoso e mole, rompe uma estrutura resistente e protetora (anel fibroso) e se projeta para fora do disco , comprimindo uma raiz ,nervo ou a própria medula espinhal causando dor nas costas, e na maioria das vezes com irradiação para pernas, braços ou costelas.
A localização da dor nas costas é geralmente difusa e não está localizada em uma área específica. No entanto, há uma dor irradiada ou ” dor que desce “para regiões bem específicas chamadas de dermátomos que correspondem ao nervo ou raiz que está sendo pinçada. Podendo haver dor nos ombros, dor nos braços, dor na escápula,dor nas costelas ,dor no glúteo, dor no quadril e dor nas pernas. A região da dor tem uma relação especifica com qual nervo está sendo pinçado ou inflamado. Por isso pode ser facilmente confundida com outras lesões ou doenças ortopédicas. A hérnia de disco deve sempre estar presente no diagnóstico diferencial e no “radar” de qualquer dor que siga um trajeto ou dermátomo nervoso.
Um termo popular bastante usado no Brasil inteiro é que o paciente ” tem ciática”. O termo ciática é usado para descrever um grupo de sintomas que se desenvolvem quando o nervo ciático é comprimido e a dor irradia ou desce para a perna.
Ruptura ou Lesão do Disco
As rupturas discal são lesões relativamente comuns que causam dor importante e abrupta na coluna podendo inclusive simular uma hérnia de disco.
Podem ser causada por desgaste ou envelhecimento do disco, mas geralmente estão associadas a eventos traumáticos ou esforço físico intenso.
O disco é formado por uma parte central mais gelatinosa e mole que é contida por uma forte grossa e resistente carapaça chamada anel fibroso que é extremamente sensível a dor.
Quando essa ruptura do anel fibroso ocorre, o disco fica sobre o risco eminente do seu conteúdo gelatinoso extravasar para fora formando uma hérnia de disco. Por isso é popularmente chamado de pré-hérnia de disco. Seu diagnóstico é feito somente com ressonância magnética,onde aparece um ponto branco brilhoso no anel fibroso do disco, por isso é chamada tecnicamente por H.I.Z. (abreviação da sigla em inglês de high intensity zone).
Costuma evoluir bem com tratamento medicamentoso e fisioterápico e raramente precisam de cirurgia, mas atividades físicas devem ser suspensas e o uso de cinta ou colete pode ser necessário.
Doença Degenerativa Do Disco
Isso tipifica muitos problemas de coluna relacionados à idade. O termo doença degenerativa discal (D.D.D) ajuda a descrever as alterações sofridas pelos discos da coluna vertebral como resultado do envelhecimento, trauma ou inflamação. À medida que envelhecemos, nosso corpo sofre alterações nos níveis celulares. Uma ruga facial é um exemplo de uma alteração celular degenerativa.
À medida que envelhecemos, os discos intervertebrais começam a desidratar (o volume de água diminui); sua forma e altura podem mudar, afetando o espaço entre dois corpos vertebrais (espaço em disco). Quando o espaço em disco é reduzido, uma passagem nervosa (neuroforame) se estreita.
As articulações do disco e da faceta trabalham em conjunto. Tensões anormais aplicadas ao disco são transferidas para as facetas, resultando no crescimento excessivo de ligamentos capsulares, formação de osteófitos (bico de papagaio ) e redução no movimento articular das facetas. Desgastando a cartilagem nas articulações .
Ocorre uma cascata degenerativa lenta progressiva e constante.Os esporões ósseos se desenvolvem e podem afetar ainda mais as raízes nervosas dentro do forame e/ou canal medular.
Disfunção Da Articulação Sacroilíaca
Apesar de ser pouco conhecida, a articulação sacro ilíaca (S.I.) é extremamente importante para o bom funcionamento do tronco. Ela é a articulação que faz a junção e conexão da coluna com a bacia possuindo um dos ligamentos mais fortes do nosso corpo.
Inflamações ,desgaste e dor na sacroilíaca são chamadas de sacroileítes, e são relativamente comuns sendo sub diagnosticadas com frequência. Pela localização da dor ser muito próxima a coluna lombar podendo irradiar dor para glúteo,nádegas ,quadril e parte da coxa ela é frequentemente diagnosticada como lombalgia (inflamação na lombar) dor ciatica ou hernia de disco ou ainda problemas nos quadris,exigindo um exame clinico bem detalhado.
A sacroileíte é uma das primeiras articulações a inflamar em algumas doenças reumatológicas ,principalmente espondilite anquilosante, e deve ser sempre investigado reumatismo,principalmente em pacientes jovens ou de meia idade.
Exemplos De Causas Incomuns De Dor Nas Costas
As infecções da coluna vertebral são uma causa menos comum de dor nas costas. Essas infecções podem ser bacterianas ou fúngicas e podem afetar os discos intervertebrais, osso espinhal (osteomielite), medula espinhal ou área ao redor das raízes nervosas (espaço peridural).
Os tumores espinhais são benignos (não câncer) ou malignos (câncer). Esses crescimentos anormais (chamados neoplasias) podem ser primários ou metastáticos. Um tumor espinhal primário é aquele que se origina na coluna vertebral – dentro de um corpo vertebral, raízes nervosas ou medula espinhal. Tumores metastáticos são aqueles que migraram de outra parte do corpo – como mama, rim ou pulmão e próstata.
Dr. Alexandre Moulin, Médico Ortopedista com especialização em Cirurgia Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa, membro do corpo clínico dos hospitais: AACD, Hospital Sírio Libanês, Hospital São Luiz, Cristóvão da Gama, BR Surgery. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC). Membro da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM). Membro da North America Spine Society (NASS).