Dor nas costas: descubra as causas e como tratar

Seta

Muitas pessoas acreditam que dor nas costas e dor na coluna têm a mesma origem. A dor nas costas está relacionada a músculos e nervos, já a dor na coluna está associada a problemas ósseos e articulares.

Seta

Neste Web Story, vamos abordar as principais diferenças entre dor nas costas e dor na coluna, e também, as patologias envolvidas em cada uma delas. Continue a leitura para mais detalhes!

Seta

A dor nas costas é um sintoma que está mais associado a fatores musculares. Ela pode aparecer tanto por um esforço físico intenso, quanto por um trabalho repetitivo.

Seta

Dor nas costas

No entanto, existem  outras patologias que podem causar dores nas costas, dentre elas estão: Doenças renais; Osteoporose; doenças respiratórias; Herpes Zoster; Infarto.

Seta
Seta

A dor na coluna é um sintoma que está mais associado a problemas ósseos, como: * Hérnias de disco; * Espondilolistese; * Artrite; * Estenose de canal espinhal; * Entre outras...

Dor na coluna

A dor da coluna costuma ser mais grave, e pode se manifestar em outras partes do corpo, como as pernas, braços e quadril. Ela deverá ser avaliada e tratada por um médico especialista.

Seta
Seta

Antes de procurar um médico, você poderá realizar algumas ações que irão lhe ajudar a diminuir a dor, sendo elas: * Repouso; * Massagem; * Compressas quentes; * Alongamentos.

Como aliviar a dor nas costas?

Além disso, evitar  trabalhos repetitivos, ficar muitas horas em pé e evitar carregar peso, podem lhe ajudar a diminuir a dor nas costas. A pratica regular de exercícios é uma opção para prevenir a dor.

Seta
Seta

Quando a dor nas costas for crônica, você deverá procurar um médico que irá avaliar as características da sua dor e, caso seja necessário, irá solicitar outros exames de imagens complementares.

Como diagnosticar a dor nas costas?

Como tratar a dor nas costas?

Seta

Identificada a causa, o médico poderá indicar remédios, como anti-inflamatórios e analgésicos, para dores mais brandas.

Seta

Em casos de dor aguda recorrente, e também, quando tratamentos conservadores não têm efeito, o bloqueio da dor ou a cirurgia poderão ser indicados.

O que é o bloqueio da dor?

Seta

O bloqueio da dor, popularmente conhecido como infiltração na coluna, é um procedimento minimamente invasivo que demora em torno de 30 a 60 minutos.

Seta

Ele consiste numa aplicação (ácido hialurônico, antioxidantes, bloqueadores de dor e proloterapia) realizada nos pontos de origem e maior intensidade da dor, podendo ser no canal vertebral ou ao redor dos nervos para recuperação de dores crônicas.

O uso de corticoide está em desuso devido aos efeitos colaterais. Os benefícios do bloqueio da dor como: diminuição da inflamação e alívio da dor podem durar até 6 meses.

Quer saber mais informações sobre como aliviar a dor nas costas? 

Lâmpada verde