4 procedimentos para tratar dor na coluna sem cortes
A medicina da coluna evoluiu — e hoje é possível tratar dores intensas, hérnias de disco e outras doenças com técnicas minimamente invasivas, sem necessidade de cortes profundos ou internações prolongadas.
Esses tratamentos são chamados de procedimentos percutâneos, realizados sem cortes por meio de agulhas ou pequenas cânulas, com mínima agressão aos tecidos e recuperação muito mais rápida.
A seguir, explico 4 técnicas que realizo frequentemente e que vêm transformando a vida de muitos pacientes:
- Bloqueios de dor e Infiltrações Profundas: podem ser realizadas no consultório ou no centro cirúrgico dependendo da profundidade, quadro de dor, tipo de medicação ou do uso ou não de células tronco.
- Discectomia percutânea: técnica realizada por agulhas ou cânulas na qual é possível até mesmo tirar uma protusão ou hérnia de disco pequena sem incisões.
- Vertebroplastia: técnica realizada com pequenas cânulas, onde uma substância conhecida como “cimento ósseo “ é injetada no interior de fraturas vertebrais colando-as em questões de minutos.
- Endoscopia da coluna: Procedimentos precisos com cortes mínimos de 0,5 cm realizado por cânulas de vídeo para reparar lesões ligamentares e cartilaginosas, hernias de disco, protrusões discais, estenose de canal, entre outras, melhorando a função articular e da coluna e aliviando desconfortos.
Quando esses procedimentos são indicados?
Cada caso deve ser avaliado individualmente. Esses procedimentos são especialmente indicados para pacientes com:
- Dor lombar persistente
- Hérnia de disco
- Estenose lombar
- Falha no tratamento conservador
Os procedimentos percutâneos visam restaurar a função e aliviar a dor de maneira definitiva, garantindo o retorno do paciente às suas atividades diárias com qualidade de vida.
Se você sente dores na coluna e quer saber se algum desses procedimentos minimamente invasivos pode ajudar no seu caso, agende sua consulta comigo que eu posso te ajudar.
Médico Ortopedista especializado em Cirurgia da Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Amrican Society of Regenerative Medicine (ASRM) e da North American Spine Society (NASS).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!