O que a medicina regenerativa trata?
A medicina regenerativa está revolucionando a forma como tratamos doenças, lesões e a dor. Mas afinal, o que ela é e como funciona? Neste artigo, responderei às principais dúvidas sobre o tema.
O que é medicina regenerativa?
A medicina regenerativa é um campo da medicina que envolve técnicas inovadoras que estimulam o corpo a reparar, regenerar e cicatrizar seus próprios tecidos. Essas abordagens são projetadas para melhorar a função de áreas danificadas, reduzir a dor e até mesmo evitar a necessidade de intervenções cirúrgicas. É o corpo curando o próprio corpo.
O que a medicina regenerativa pode tratar?
Os tratamentos regenerativos são especialmente indicados para aliviar dores musculoesqueléticas e neuropáticas.
Dor Musculoesquelética: Trata lesões nos músculos, tendões, ligamentos, articulações, e cartilagens como tendinites e lesões por esforços repetitivos, artroses, rupturas de ligamentos ou tendões assim como desgaste da articulação.
Dor Neuropática: Alivia dores associadas a nervos danificados ou comprimidos, melhorando sintomas como formigamento e queimação.
Quais são os principais tratamentos da medicina regenerativa?
Os principais recursos utilizados na medicina regenerativa são:
- Terapia com células-tronco: melhora a reparação e a função dos tecidos danificados, proporciona alívio da dor e recuperação mais rápida
- Estímulo biológico: utiliza componentes naturais do corpo para estimular a regeneração dos tecidos, alivia a dor e promove a cicatrização
- Ácido Hialurônico: realiza bloqueio dos canais de recepção da dor, ajudam a migrar células novas e sadias para a região, tem efeito antienvelhecimento e lubrificam as articulações
Medicina regenerativa é segura?
Sim, mas a segurança depende do tipo de tratamento e da sua aplicação. A medicina regenerativa está trazendo soluções inovadoras, com resultados cada vez mais evidentes, e vejo em meus pacientes o impacto positivo dessas terapias, mostrando que a mudança já está em andamento. Para a utilização de algumas das técnicas descritas há a necessidade do paciente estar em estudo clínico registrado no órgão competente CEP/CONEP, por isso, a importância de contar com um profissional experiente e qualificado.

A medicina regenerativa pode substituir cirurgias?
Em alguns casos, sim. Terapias regenerativas são opções que podem evitar intervenções cirúrgicas desnecessárias. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico especialista.
Onde encontrar tratamentos de medicina regenerativa?
No Instituto Inovador, combinamos técnicas avançadas de ortobiologia e regeneração celular, proporcionando alternativas inovadoras e eficazes. Nossa missão é oferecer um cuidado completo e humanizado que devolva a qualidade de vida, a mobilidade e o bem-estar dos nossos pacientes.
Se você sofre com dores crônicas e busca um tratamento inovador e minimamente invasivo, as terapias regenerativas podem ser uma excelente alternativa. Agende sua consulta comigo que eu posso te ajudar.
Médico Ortopedista especializado em Cirurgia da Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Amrican Society of Regenerative Medicine (ASRM) e da North American Spine Society (NASS).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!