Tipos de tratamento da coluna
Costumo dizer que os tratamentos de doenças da coluna são como uma escada no quesito de complexidade, iniciando sempre do tratamento menos invasivo e mais simples e subindo para tratamentos mais agressivos e complexos à medida que o paciente não melhora. E, felizmente, a imensa maioria dos pacientes ficam somente no nível menos invasivo de tratamento.
Com mais opções, você não deve conviver com a dor por medo. Conheça os tipos de tratamento de coluna:
Degrau 1: tratamento clínico
Técnicas como fisioterapia, medicamentos e mudanças no estilo de vida são frequentemente tudo o que é necessário.
Degrau 2: tratamentos injetáveis e bloqueios de dor
A nível ambulatorial, ou seja, em consultório, temos opções de tratamento como bloqueio, infiltração e outras técnicas de intervenção da dor que ajudam a manter muitos pacientes longe das salas de cirurgia.
Degrau 3: tratamentos regenerativos e de cicatrização
Os tratamentos com a terapia regenerativa, que inclui o uso de células-tronco e plasma rico em plaquetas, estão mostrando resultados promissores sem necessidade de intervenções invasivas.
Degrau 4: cirurgia percutânea (sem cortes)
Quando os tratamentos mais simples não surtem efeito, evoluímos para cirurgias feitas por cânulas ou agulhas e sem cortes.
A técnica mais usada nesse nível é a discectomia percutânea, na qual é possível até mesmo tirar uma protusão ou hérnia de disco pequena sem incisões, ou seja, é uma cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral.
Degrau 5: cirurgia endoscópica (por vídeo)
É uma cirurgia minimamente invasiva com incisão de 0,5cm que garante uma recuperação rápida e sem internação.
Usada quando há a necessidade de retirada de uma hérnia de disco de tamanho maior como, por exemplo, uma hérnia extrusa ou descompressões grandes como estenose de canal.
Degrau 6: cirurgia de artrodese (colocação de próteses)
Só é realizada quando todas as medidas anteriores não são capazes de resolver o problema ou a dor do paciente.
Por ser uma cirurgia agressiva, na qual há necessidade de colocação de próteses, pode ter uma recuperação mais prolongada e um tempo de afastamento maior, portanto, deve ser muito bem avaliada a sua indicação e a realização.
Qual o tratamento de coluna mais recomendado?
No meu consultório, após uma avaliação minuciosa, eu indico o tratamento mais adequado, conforme a necessidade e análise do caso de cada paciente.
Para agendar a sua consulta, clique aqui
Médico Ortopedista especializado em Cirurgia da Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Amrican Society of Regenerative Medicine (ASRM) e da North American Spine Society (NASS).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!