Como melhorar a dor na coluna?
Você já se sentiu dor nas costas e se perguntou se o problema está na coluna? Não se preocupe, você não está sozinho. Muitas pessoas confundem essas duas condições, mas é importante entender que, apesar de parecerem a mesma coisa, elas têm diferenças importantes. Toda dor na coluna é uma dor nas costas. Mas nem toda dor nas costas é uma dor na coluna.
As dores nas costas são referentes a qualquer desconforto sentido… nas costas! Mas, essas dores podem vir de várias fontes, não apenas da sua coluna, podem estar relacionados a problemas nos rins e nos pulmões. E, você poderá se surpreender, mas é possível que dor em outras regiões do corpo simulem a dor nas costas, como por exemplo: ATM, dor no ombro pode causar dor na cervical ou dorsal, quadril e bacia que, também, podem dar problema na lombar.
Já as dores específicas da coluna são causadas por problemas que afetam diretamente as vértebras, nervos e outras estruturas pertencentes a essa região do nosso corpo. Essas dores são localizadas e têm características bem específicas.
Por isso que dizemos que: toda dor na coluna é uma dor nas costas, mas nem toda dor nas costas é uma dor na coluna.
DOR NA COLUNA
Se você sofre com dor na coluna, saiba que existem maneiras de aliviar o desconforto e até mesmo prevenir que ele volte. É importante lembrar que, ao sentir dor constante ou aguda, procurar um médico especialista é o primeiro passo para identificar a causa exata e receber o tratamento adequado. No entanto, algumas práticas simples no dia a dia podem ajudar a melhorar a dor na coluna. Vamos a elas:
- Praticar exercício físico e fortalecer a musculatura, de preferência, com acompanhamento de um profissional
- Evitar o tabagismo
- Prestar atenção à postura: uma das principais causas de dor na coluna é a má postura, seja ao sentar, em pé ou até mesmo dormir
- Evitar ficar longos períodos na mesma posição
- Controlar o excesso de peso
TRATAMENTO PARA DOR
As dores na coluna podem melhorar com tratamento convencional ou podem ser necessárias outras abordagens, como realização de infiltrações, bloqueios ou injeções, terapias alternativas, terapias regenerativas e, nos casos mais graves, cirurgia. O importante é que a pessoa que já sente os sintomas, procure um médico especialista em coluna para uma avaliação detalhada e recomendação adequada.
Confira os tratamentos que eu realizo: https://dralexandremoulin.com.br/#tratamentos
Médico Ortopedista especializado em Cirurgia da Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Amrican Society of Regenerative Medicine (ASRM) e da North American Spine Society (NASS).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!