Como se define a dor?
A dor é uma experiência universal, mas descrevê-la nem sempre é simples. Saber como entender e descrever a dor pode fazer toda a diferença na busca por um diagnóstico preciso e pelo tratamento correto.
A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) conceitua a dor como “uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial”
Como classificar a dor?
A dor pode ser definida de várias maneiras, sendo as principais categorias:
- Aguda : dor que surge repentinamente, geralmente em resposta a uma lesão, e dura por um curto período.
- Crônica : é quando persiste por mais de 3 meses ou que permanece a dor mesmo após a resolução de uma lesão inicial.
Ambas podem afetar significativamente sua qualidade de vida, mas entender suas características pode ajudar no tratamento adequado.
Dor Aguda
Dor Aguda é aquela que surge repentinamente em resposta a uma lesão específica. Ela é um sintoma e um sinal de alerta do corpo, indicando que algo está errado. Geralmente dura um curto período, até algumas semanas, e desaparece assim que a causa subjacente é tratada.
Dor Crônica
Dor Crônica é quando persiste por mais de 3 meses ou que permanece a dor mesmo após a resolução de uma lesão inicial. Essa dor pode ser constante ou intermitente, variando em intensidade, e a dor deixa de ser um sintoma e se torna uma doença. Acontece devido a uma alteração em forma de hipersensibilidade do nervo, da medula espinhal ou do próprio cérebro. Muitas vezes está associada a alguma doença crônica como artrite, artrose, fibromialgia ou até mesmo câncer.
Como Saber o Nível de Dor?
Para medir o nível de dor, os médicos utilizam escalas, como a Escala Visual Analógica (EVA), onde o paciente classifica sua dor de 0 a 10, sendo 0 a ausência de dor e 10 a dor máxima.
Como melhorar a dor?
Enquanto a dor aguda pode ser tratada com medidas temporárias e medicamentos convencionais, a dor crônica exige uma abordagem mais complexa e personalizada.
O tratamento para dor crônica pode variar de acordo com o tipo e intensidade da dor, podendo ser recomendado o uso de medicamentos, realização de infiltrações, bloqueios ou injeções, terapias alternativas, terapias regenerativas e, nos casos mais graves, cirurgia como a neuromodulação, bombas de infusão ou chips contra a dor.
Você ou alguém que conhece está lutando contra a dor crônica? Não sofra em silêncio. Marque uma consulta e vamos encontrar a melhor maneira de aliviar seu desconforto.
Médico Ortopedista especializado em Cirurgia da Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Amrican Society of Regenerative Medicine (ASRM) e da North American Spine Society (NASS).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!