Medicina Regenerativa: quando é indicado o uso de proloterapia?
A proloterapia é um dos tratamentos utilizados na medicina regenerativa, que envolve a injeção de uma solução de polo-dextrose em tecidos lesionados ou doloridos. E esse tratamento é mais eficaz quando associado ao uso de técnicas guiadas por imagem, como a ultrassonografia.
O objetivo é estimular o processo de cura natural do corpo, promovendo a regeneração e o fortalecimento dos tecidos danificados. Ao estimular a resposta inflamatória controlada, a proloterapia promove a produção de colágeno. Isso é particularmente benéfico para ligamentos, tendões e articulações, que são áreas frequentemente afetadas por lesões crônicas.
Como atua?
- Induz a produção de colágeno
- Restabelece a elasticidade articular
- Reduz significativamente a dor em tecidos lesionados
Quando é indicado?
- Dores musculoesqueléticas
- Desarranjo das articulações
- Mal funcionamento das articulações
- Lesões ou frouxidão de ligamentos
- Dor, inflamação ou desgaste articular
Se você sente dor crônica que não melhora, agende uma consulta para uma avaliação detalhada. Agende aqui
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: para a utilização de algumas das técnicas descritas há a necessidade do paciente estar em estudo clínico registrado no órgão competente CEP/CONEP.
Médico Ortopedista especializado em Cirurgia da Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Amrican Society of Regenerative Medicine (ASRM) e da North American Spine Society (NASS).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!