Dor nas costas é uma das queixas mais comuns entre adultos e pode ser causada por uma variedade de fatores, desde má postura até condições mais sérias de saúde.
Primeiro, vamos entender a diferença entre dor nas costas x dor na coluna. Embora os termos sejam usados de forma semelhante, eles têm significados diferentes. Toda dor na coluna é uma dor nas costas. Mas nem toda dor nas costas é uma dor na coluna.
Dor nas costas: refere-se a qualquer desconforto sentido na região das costas. Porém, essas dores podem ter origem não apenas da sua coluna, podem estar relacionadas a problemas nos rins e nos pulmões, ou até mesmo dores refletidas em outras regiões do corpo que simulem a dor nas costas, como por exemplo: ATM, dor no ombro, quadril e bacia.
Dor na coluna: já as dores específicas da coluna são causadas por problemas que afetam diretamente as vértebras, nervos e outras estruturas pertencentes a essa região do nosso corpo. Essas dores são localizadas e têm características bem específicas.
Por isso que dizemos que: toda dor na coluna é uma dor nas costas, mas nem toda dor nas costas é uma dor na coluna.
Quando a dor é preocupante
Sentir dor não é normal. Ter episódios ocasionais de dor nas costas é comum, especialmente devido ao estresse e postura, mas dor crônica ou persistente por mais de algumas semanas não é normal e deve ser investigada.
Se você sente incomodo frequente nas costas, dor ou desconforto em posições como ao se deitar ou muito tempo sentado, dificuldade em realizar atividades cotidianas e histórico de queda ou lesão, é importante buscar um médico para um diagnóstico preciso.
Na grande maioria das vezes, o tratamento das doenças da coluna e da ortopedia são eficazes sem a necessidade de cirurgia ou intervenções, focando em abordagens conservadoras não invasivas para alívio da dor e recuperação funcional.
Médico Ortopedista especializado em Cirurgia da Coluna, Tratamento da Dor e Medicina Regenerativa. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Amrican Society of Regenerative Medicine (ASRM) e da North American Spine Society (NASS).